terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sobre o sono

Escrever sobre sono é uma coisa estranha, aliás, só de citá-lo já dá sono (imagina ler...).

Desde a minha infância possuo um grave problema: o meu sono mais gostoso aparece lá pela madrugada, ter que ir dormir cedo era uma tortura para mim. Quando eu entrei no SENAI então, ui. Lembro até hoje dos cochilos de manhã em plena explicação do professor e do Cassanello praticamente socando a minha barriga para acordar instantaneamente! Duro era quando o professor delicadamente estapeava a mesa fazendo você quase enfartar depois de um cochilo tão agradável... Aí ele mandava eu ir lavar o rosto e eu, lavava o rosto. Depois de cinco minutos o sono reaparecia e atormentava este corpinho de meu Deus. Como isso é punk!

Antes de entrar no SENAI nunca imaginei que eu dormiria em um ônibus, o típico “Busão” que conhecêssemos tão bem em São Paulo. Depois de estudar naquela instituição, além do diploma de Eletricista de Manutenção faltou o outro, de Soneca de Plantão. Eu já dormi até em pé no Busão! Duro era quando você dormia sentado e começava a gentilmente se inclinar no passageiro ao lado ou a bater a cabeça no vidro do veículo repetidas vezes, sendo a intensidade de acordo com o tamanho da profundidade do buraco (ou elevação) do asfalto da via. Lembro de um dia estar no banco à frente do cobrador, e o EAOSA (o terror laranja-verde limão) ao entrar na Av. Rio Branco em clima de rally dos Sertões me proporcionar uma cabeçada que tirou meu sono, ao abrir os olhos assustado olhei para a rua e vi um conhecido, e ainda consegui cumprimentá-lo com aquela cara tipo acordeicontraavontadeeaindaestouassustado.

No post anterior, você poderá ver a técnica para acordar durante o culto quando estava participando do coral.

Pois bem, ao iniciar meus estudos no ensino superior eu já não tinha problema de dormir em sala de aula, inclusive minha diversão era observar àqueles que possuíam o problema, e claro, avisar o pessoal próximo para compartilharem comigo esse momento único nas aulas.

Depois de alguns treinamentos de líderes da MPC, aprendi uma frase com o Cleber, líder da MPC Curitiba, que mudou minha vida: “Dormir é para os fracos!”. Eu que sempre tive dificuldades com o sono adorei essa frase, pois, ela expressa uma realidade no mundo atual.

Dormir é necessário, mas hibernar é uma característica que pertence há alguns mamíferos, excluindo os seres-humanos, e eu conheci algumas pessoas que não se contentavam com as 08hs/dia recomendadas e tampouco com as 06hs/dia reais de muitos, quando não são 05hs, 04hs/dia....

Eu poderia citar exemplos e exemplos, mas vou me deter em apenas um: o Onaldo.

Onaldo era o típico adolescente brasileiro. Jogava futebol, curtia um videogame, contava piadas sem-graça e tomava foras à granel das meninas. Mas quando o cara dormia ficava imprestável! Lembro de algumas vezes que “combinei” com ele umas coisas pelo telefone às 10hs00min. Ele dizia apenas “sim, claro, em tal lugar às x horas” e desligava o telefone e a consciência, daí você estava no tal lugar às x+1 horas e... nada do Onaldo... Eu sempre o cobrava para readequar o seu sono, dormir menos, porque no futuro era possível que ele não teria essa moleza de tempo que tínhamos na adolescência...

No último domingo estava praticando o meu WE quando recebi uma ligação, ao atender o telefonema descobri que era o Onaldo querendo falar comigo. Na conversa descobri que ele dorme de 03hs à 04hs por dia, trabalhando inclusive aos sábados e fazendo curso superior de engenharia à noite de segunda à sexta. O cara hoje tem uma bela família e uma filhinha de 02 anos de idade. Ao saber dessa pequena fatia de tempo dedicada ao sono, sugeri ao Onaldo que mudasse para próximo do seu trabalho, para diminuir o tempo de percurso e ganhar algumas horas a mais de sono. Ao escrever isso agora me lembrei da Alanis com sua música Ironic.

Moral da história: durma de 06 à 08hs/dia, pois dormir é para os fracos e hibernar é para os ursos. Se o seu sono é como o meu, moleque, vá fazer alguma coisa bacana até ele aparecer. Eu assisto How I Met Your Mother até ele se cansar e se render ao repouso.

Nenhum comentário: